Problema e solução

Você se culpa por seus problemas? Sei que a moda em saúde mental é dizer o contrário disso, dizer que tudo é sua responsabilidade que sua vida chegou onde está por sua causa, que você deve se responsabilizar por tudo. Que o contrário disso é se fazer de vítima. 

Solução

Minha questão é que as coisas não dependem só de você, claro que quanto mais você se esforçar e se dedicar, a chance é de que melhores coisas aconteçam, isso é verdade. Mas podem dar errado também, muita coisa acontece independente da sua vontade ou esforço.

Mas não podemos ignorar que seria diferente se seus avós tivessem vindo para o Brasil fugindo da guerra, se eles passavam fome, se eles fossem escravos ou se eles eram grandes barões do café. É diferente nascer no interior de Minas Gerais ou no Amazonas. É diferente nascer na zona sul de São Paulo ou na favela do Rio de Janeiro. É diferente se seu pai era super carinhoso ou se ele te abandonou. É diferente se sua mãe reclamava o tempo todo, ou se ela estimulava sua autonomia. É diferente se você precisou trabalhar o dia todo para pagar a faculdade ou se entrou na USP e só estudou. É diferente se perdeu seu emprego ou se teve ajuda de pessoas conhecidas para chegar ao trabalho dos sonhos. É diferente se você teve filhos aos 20 ou aos 30, se teve um filho com deficiência ou se teve gêmeos. 

Muitas coisas influenciam em sua vida ser como ela é, não só sua vontade e dedicação. E mesmo com muita dedicação, o mundo não está esperando você querer, para as coisas darem certo porque energias positivas atraem coisas negativas. De repente surge um problema de saúde, de dinheiro ou de família, um desastre também acontece com pessoas boas e batalhadoras.

Isso não é vitimismo, não é se fazer de vítima, não é mimimi, essa é a sua história, são as coisas que te aconteceram, boas e ruins também. Não tem como negar, é desse material que seu corpo é constituído, que sua personalidade foi formado. Isso não significa que você vai ficar parado e não vai evoluir.

Muitos problemas foram causados por fatores externos que você não tinha ou tem qualquer controle. Por exemplo, ter alguém na família envolvida com drogas gera inúmeros complicadores que outras pessoas não precisam lidar, e isso não depende de você para se solucionar. E infelizmente muitas vezes você é vítima de abusos familiares, de danos ambientais, de questões sociais ou políticas. E isso não te deixa lado a lado com as pessoas que foram privilegiadas e conseguiram andar com mais tranquilidade.

Acho importante, antes de lamentar que sua vida é ruim e que é tudo culpa sua, entender e separar o que é realmente sua responsabilidade. Porque os problemas mas antigos teremos que elaborar e entendê-los, os mais atuais, alguns deles teremos que simplesmente abandonar e devolvê-los aos responsáveis ou delegar porque todo mundo vai carregar problema sim. O que realmente é sua responsabilidade na desgraça que se tornou a sua vida? E o que você pode fazer para mudar isso? Existe algo possível?

Dúvida

Porque também não adianta chegar na conclusão que você tem responsabilidade em tudo isso, que tudo poderia ser diferente se você tivesse tomado uma atitude, e realmente não fazê-la. Neste caso e somente neste, eu concordo que é um pouco se fazer de vítima. Se você realmente chegou nessa conclusão está na hora de decidir o que fazer com a batata quente.

 

Saiba mais:

Confira meu curso: Independência Emocional

Meu canal no YouTube: Psicóloga Camila Prado

Psicóloga em Mogi Mirim que atua para te ajudar a melhorar sua saúde mental, autoestima e qualidade de vida.

3 respostas a “Você tem culpa de todos os seus problemas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *