opinião dos outros

Se preocupar com a opinião dos outros ou a vida que eles desejam pra você, talvez não seja em nada parecida com a vida que você quer ter. Já pensou nisso? O seu corpo talvez nunca fique da forma com que as pessoas queiram, ou você não queira se esforçar por isso? Que provavelmente sua ideia de futuro nunca se enquadrou na fantasia das pessoas? Já pensou que sua vida poderia ser diferente hoje se não tivesse escutado a opinião dos outros?

Em 20 anos você nem irá se lembrar do rosto ou do nome da pessoa que disse coisas sobre você, mas talvez se lembre das críticas e das opiniões que deram sobre a sua vida. Pode então deixar marcado para sempre o rótulo deixado por pessoas irrelevantes.

Então vamos repensar sobre isso tudo por partes?
Você foi ensinado a vida toda que é necessário que todo mundo goste de você, e isso nem faz sentido. Mas deve ter feito muito sentido para os seus pais, dessa forma eles disseram que você deveria agradar e não incomodar para ser bem quisto, te ensinaram que não podemos contar vantagem ou nossas qualidades, te contaram também que se colocar em primeiro lugar é errado. Essa ideia destruiu qualquer possibilidade de valorizar sua auto estima, já que você deveria sempre ocupar um lugar menor em relação ao outro. Você ficou fadado a se preocupar com o outro e o que ele pensa de você.
Mas perceba que esse agradar pressupõe colocar o desejo e principalmente a fantasia do outro, ou seja, aquilo que você imagina que ele espera de você em um lugar mais alto do que seus próprios desejos acerca de você mesmo ocupam. E isso pode ser uma enorme cilada.

pensamentos sobre mim

Tem uma enorme chance de ser um jogo perdido porque você já começa perdendo, já que são muitas pessoas com desejos diferentes para agradar e satisfazer, você com certeza não irá conseguir ter sucesso nessa atividade e ainda ficará sem tempo para suas tarefas. Vai fracassar em se satisfazer e em agradar o outro.
Não seria um problema se você precisasse agradar somente a sua mãe, a não ser que sua mãe seja daquelas que nunca irá ver valor em você, com pouco ou algum esforço você seria capaz. Mas isso se perde e toma proporções de se preocupar e ter que se adequar a opinião de qualquer pessoa, a ponto de ser todas as pessoas, até aquelas que nem te conhecem, que nem tem os mesmo valores, ou ideias de vida que você. Todo mundo passa a ter uma importância e um grande impacto na sua vida emocional.
Eu até entenderia se importante fossem com pessoas que te fazem crescer, que torcem por você e que são realmente valorosas. Mas quem diz a frase “eu me preocupo demais com a opinião dos outros” é um outro sujeito indeterminado, ou seja, qualquer outro por aí que cruzar o caminho.

Perceba a fórmula do fracasso, você quer adaptar sua personalidade perante a imaginação e fantasia de pessoas que nem te conhecem. Acrescente o fato de que muitas vezes mesmo quem te conhece pode não reconhecer todas suas características e qualidades, às vezes até a pessoa que mais te conhece entende errado algo que você fala ou demonstra.

Pior é que com certeza no meio a tantas dessas, existem aqueles que vivem só para reclamar e que só querem criticar, que não podem se ver e ver seus defeitos, mas que estão sempre insatisfeitas com o outro, que você nunca irá agradar. Ou seja, ligar para a opinião dos outros já não faz muito sentido.

Mas se engana quem acha que o problema é só se importar com essa opinião ou deixar que eles guiem sua vida ou decisões. É dar a eles a permissão e o poder para acabar com você. Porque é assim que você se sente quando a opinião sobre você é negativo. Não importa o quanto tenha se esforçado, trabalhado, estudado, alguém disse que o que você produziu é ruim, se você não está fortalecido irá acreditar na hora e se martirizar por ser horrível, burro, incompetente, irá até acreditar que nunca fará algo bom ou terá sucesso.

As pessoas não estão assim tão preocupadas com você, não estão olhando, reparando, falando de você. Você não é tão importante assim, as pessoas tem muitas outras coisas para pensar, e tem muitas questões pessoais em jogo.

multidão

Ainda assim, sempre irá existir alguém que irá julgar e depois esquecer ou nem ligar, é impossível fazer esse movimento parar, é impossível agradar a todos, não importa o quanto você faça força, você só tem controle do quanto isso vai te magoar e te paralisar. Que consequências reais tem esse olhar do outro? Nenhuma, nada acontece. Você não fica mais bonito ou feio, não fica machucado, não perde o emprego ou namorada(o) por um julgamento. O que é sólido não se abala por esse olhar, por isso você precisa ter certeza de quem é, e o que quer para a vida.

Mas ser você mesmo, se olhar, se cuidar, ser coerente consigo mesmo, fortalecer sua auto imagem, personalidade, saber o que verdadeiramente importa na sua vida, quais são seus objetivos e valores, saberá dizer não e não ligar facilmente. Não é ser alguém que pisa nos outros, não está aí para ninguém, arrogante, prepotente, só não é alguém que vive pelos outros é viver em função dos seus valores e ajudar aqueles que realmente precisam, e isso é se proteger somente.

Perceba suas qualidades, seus feitos, seus defeitos, comece a focar no que você viveu, em quem deseja ser, nos seus valores, em ter orgulho de ser quem você é, em reconhecer todos os seus pedaços. Não é ignorar críticas, mas entender quem está dizendo, por quê, como quando, se isso é possível e se isso faz sentido, tendo fortalecido esse quem você é. E mais, não deixar a opinião de alguém que nem se importa com você ser tão importante a ponto de te paralisar ou alterar a sua vida.

 

Saiba mais:

Confira meu curso: Independência Emocional

Meu canal no YouTube: Psicóloga Camila Prado

Psicóloga em Mogi Mirim que atua para te ajudar a melhorar sua saúde mental, autoestima e qualidade de vida.

2 respostas a “Você se preocupa com a opinião dos outros?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *