5 dicas infalíveis para aumentar sua AUTOESTIMA. psicologia mogi mirim

Todos os dias recebo perguntas no Instagram sobre autoestima, percebo que é uma das reclamações mais comuns, infelizmente eu não consigo tratar e ouvir com profundidade como consigo no consultório. Dessa forma, decidi que precisava falar mais sobre isso aqui e trazer dicas para ajudar vocês a diminuir esse sentimentos de insegurança, rejeição que são horríveis  e vem junto com a falta de autoestima

Ter autoconfiança reflete o mais importante que você pensa sobre si mesmo, dessa forma, desenvolver a autoestima é expandir sua capacidade de ser feliz e acreditar que merece o melhor.

1- Diminua a autocritica e pare de se comprar para ter mais autoestima

Você acredita que não é suficientemente bom, bonito, malhado, inteligente, educado, viajado, interessante, etc. Dessa forma, com os olhos bem treinados, analisa rigidamente cada detalhe de si mesmo. Até aquela ruguinha, que ninguém mais nota, não passa despercebida por você.

Quando você se olha com uma avaliação rigorosíssima que via de regra já sai perdendo, acredito que não exista nenhuma perfeição que passaria nesse julgamento, já que você olha praticamente com uma lupa, todos seus ângulos mais absurdos à procura de defeitos.

Temos muito com o que nos comparar, redes sociais, televisão, youtube, pessoas do nosso convívio, todas elas querendo mostrar seus melhores ângulos e qualidades. Afinal, ninguém sai por aí contando seus piores defeitos e características. E por pior que pareça caímos como patinhos e esquecemos completamente nossos critérios rigorosos de avaliação e apenas vemos o bom. Mesmo que você saiba que existe muito mais de tédio, fracasso e dores na vida de todas as pessoas.

Temos aqui um olhar invejoso e  ao mesmo tempo sem nenhum filtro para a outra pessoa. Isso significa que você não está conseguindo ter um olhar de admiração e de carinho com você como tem com as pessoas. Dessa forma, você precisa fortalecer sua autoestima.

Para ter autoestima é necessário perceber suas qualidades e se orgulhar delas. Quando você não percebe por si só, sabota momentos alegres e sua possibilidade de melhorar quem você é, e a sua vida. Então faça uma lista de sua qualidades daquilo que você já conquistou, dos obstáculos que já ultrapassou, não deixe que as coisas boas sejam jogadas fora. Se permita ter defeitos e ter qualidades.

2. Se deixe conhecer, deixe as pessoas te conhecerem, tenha autoconfiança

A maior mentira já contada é que você se conhece, desmentida por Freud a tantos anos, mas que ainda insistimos em afirmar.

Diversas pessoas se dizem tímidas ou rancorosas, por exemplo, mas na verdade não são assim. Mas em algum momento do passado recebeu essa taxação o que só ajudou a continuar acreditando e procurando confirmações.

Se pensarmos que vivemos em uma sociedade e que para isso é necessário se comunicar e interagir com as pessoas, como vamos permitir que elas nos conheçam?

5 dicas infalíveis para aumentar sua AUTOESTIMA. psicologia mogi mirim

Por uma imposição bizarra da sociedade, você acreditou que seus “defeitos” precisam ser escondidos, então não poderia contar para todo mundo quem realmente é.

Partindo do ponto que obviamente as pessoas te evitariam, aquela famosa queixa “me preocupo demais com a opinião alheia”. Claro, que essa preocupação só deixará de acontecer quando você não tiver mais a certeza absoluta de que não irão gostar e que por ser uma pessoa detestável você precisa convencer alguém a gostar de você, para que seu fim não seja ficar sozinho.

É comum que a maioria das pessoas, quando falam sobre elas próprias, resumem a apresentação somente acerca da profissão. Por exemplo: “Eu sou psicóloga”. Ao me definir dessa maneira para alguém, através de uma simples apresentação da categoria profissional ao qual pertenço, posso propiciar a construção da imagem que o meu interlocutor terá sobre mim, moldada de acordo com suas respectivas vivências.

No entanto, isso não fala o que faço em todos os meus dias, muito menos contempla quem eu sou. Não menciona os meus hobbies, o que mais gosto de fazer, as pessoas com quem me relaciono, como me divirto, quais são minhas qualidades e meus defeitos, quais foram as frustrações e vitórias que tive ao longo da minha existência.

Por isso, deixe as pessoas te conhecerem mais profundamente, mostre seu diferencial, não se preocupe com os julgamentos. E faça isso com as pessoas também, pergunte e se interesse mais para conhecer mais profundamente quem valha a pena.

3- Passe mais tempo com pessoas que te amam e se afaste de pessoas negativas.

Todo os dias eu recebo pessoas que têm problemas e estresse causados por pessoas que elas não precisavam lidar. É simples, você precisa saber identificar seus verdadeiros amigos, pessoas para se afastar, pessoas que fazem bem e as que são tóxicas. Você sabe definir isso? Afinal, como ter autoestima, ao lado de pessoas que só te criticam.

Não estou dizendo para não olhar na cara de mais ninguém, mas entender o lugar que essa pessoa vai ocupar de importante na sua vida. Será que faz sentido mesmo ser tão próximo dessa pessoa?

Podem ser pessoas ótimas, com um coração maravilhoso mas que mesmo sem querer te fazem mal, destilando rancor, te consideram inadequado, conta boatos, fofocas, faz conselhos imbuídos de distorções e mentiras, é passivo-agressiva, disfarça com carinho pequenas agressões, desacredita seus sonhos, te critica.

Vida tranquila pressupõe em decidir estar ao lado de pessoas positivas, que acrescentem algo significativamente bom em nossas vidas, tragam felicidade, que desejam o bem e torçam por você, e não mais problemas do que já temos.  Tente observar os indivíduos que estão ao seu redor, claro que muitos deles serão difíceis de distanciar, mas, o que eles acrescentam a você? O que eles esperam da vida? O que pensam? Estão coerentes com seus próprios desejos? O que te agregam?

4- Aceite elogios e dê muitos abraços para melhorar sua autoestima.

Você já ficou desconfiado de um elogio?

É necessário que você acredite que é merecedor das palavras que realçam atributos e qualidades, afinal agora você deixará de ser autocrítico e de destruir suas potencialidades. Deixar de lado as frases como: “são seus olhos”, “imagina, você que é …”, é necessário se apropriar dela.

Imagino que você está pensando, no quanto se sente desconfortável ou que não sabe lidar ou o que fazer a frente de um elogio. Na verdade, não vou te dizer nenhum truque incrível, você precisa simplesmente reconhecer e agradecer, “muito obrigada!”, ou até “nossa, nunca tinham me falado isso, obrigada por me dizer da sua percepção”.

Um elogio sincero é revigorante, pode te fazer acreditar em quem você é, melhorar o seu dia e te dar coragem para passos mais desafiadores. No entanto, quando negamos o elogio, acabamos eliminando a possibilidade com que apareçam novamente, até você pode parar de ter esse gesto, isso porque ele passa a não tem significado nenhum, já que todos ficam desconfortáveis e desacreditam.

Já um abraço caloroso não precisa de palavras, acalenta a alma e o coração, compartilha o seu amor e melhora o dia de qualquer pessoa, aumenta a sua confiança, segurança, melhora a autoestima, humor, traz felicidade e proteção.

Um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria) e da Universidade da Carolina do Norte (EUA) mostra que abraçar reduz o stress, medo e ansiedade, promove o bem-estar e o aumento da memória. Quando damos um abraço a alguém liberamos a oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, relaxando o corpo, diminuindo o ritmo cardíaco, a pressão arterial e os níveis de cortisol (diretamente envolvido nas respostas ao stress).

Você pode não acreditar mas todos nós precisamos de contato físico. Precisamos nos sentir queridos e amados, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso.

5- Tenha hábitos saudáveis, para ter autoestima.

A partir do momento em que você decide por nutrir seu cérebro com terapia, meditação, pensamentos bons, gratidão e generosidade, é como se ele pudesse flutuar de tão leve. Quando você decide que quer tão bem as suas células como quer o bem do seu cachorro que você ama e cuida tão bem, você vai querer nutri-las com o melhor que puder fornecer.

É preciso aceitar que a vida adulta, para ser bem vivida, precisa ser muito cuidada. Por isso, sempre indico, se possível, que você acrescente hábitos saudáveis.  Pegue mais sol durante o dia, tomar um “banho de sol” aumenta os níveis de vitamina D,  entre seus grandes benefícios, reduz o risco de depressão, pois ajuda o cérebro a produzir mais serotonina, uma substância antidepressiva natural, aumenta o bem-estar e o relaxamento.

Nosso corpo precisa de benefícios de algumas vitaminas para seu funcionamento, essas são adquiridas através da sua alimentação, por isso ela é extremamente importante. Uma boa alimentação deve conter variedades de vitaminas e nutrientes que satisfaçam as necessidades do nosso organismo. Os benefícios são diversos para sua aparência, e dessa forma se sua autoestima é intimamente impactada por ela, precisamos de um cuidado especial, e também para sua saúde física e mental. Ela pode melhorar seu humor através da vitamina B e ácido fólico, atua no sistema nervoso e no combate ao estresse; na produção da endorfina, hormônio do prazer; pela produção de serotonina, hormônio da felicidade.

Durma bem, uma noite mal dormida é praticamente certeza de um dia com baixa energia. Os benefícios de uma noite bem aproveitada é fortalecer o sistema imunológico, melhorar concentração e memória, durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso, noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente; diminuir o estresse, já que o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina enquanto dorme.

5 dicas infalíveis para aumentar sua AUTOESTIMA. psicologia mogi mirim

Faça exercícios regularmente, os benefícios são largamente divulgados, entre eles a regulação das substâncias do sistema nervoso,  diminuição do estresse, melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, além de ajudar na recuperação de uma depressão e a melhorar a auto-estima.

Essa atividades não precisam ser levadas como obrigações, se você acrescentá-las à sua lista de afazeres e quiser ser hiper produtiva. Você enfrentará uma vida com muito mais estresse porque é impossível seguir a todas elas e ainda a sua rotina com perfeição. A ideia é melhorar sua saúde e assim sua qualidade de vida, acrescente essas atividades como for melhor para você.

BÔNUS- Tornar-se atento e consciente das próprias emoções

Você já sentiu dificuldade em descrever o que você estava sentindo, sem saber exatamente a palavra? Um aperto no peito ou nó na garganta não tem uma explicação simples, ou ainda mais um desejo que ele suma logo de uma vez. Mas quando conseguimos pensar nos nossos sentimentos com clareza, conseguimos alcançar uma coerência de pensamento.

O mesmo se dá com a realidade. Quanto mais você questiona seus pensamentos, pensa se faz sentido, se outras pessoas percebem a situação como você, se está doendo, porque está ansioso, triste ou com raiva, você pode olhar pra fora e ver a realidade. Fica muito mais fácil de você se estruturar se acalmar e não criar problemas em situações muito frustrantes.

Seu corpo te comunica e reflete seus sentimentos o tempo todo, na sua mente e no seu corpo. Dessa forma, te oferece informações extremamente importantes e constantes sobre seus afetos e emoções, por isso são de intensa seriedade. Assim, entender e entrar em contato com seus sentimentos, é um compromisso de estar presente e perceber os significados de tudo que sua confusão mental tem tentado te comunicar, e respeitar seus sentimentos é um passo importante para aumentar sua autoestima.

Continue lendo:

Segredos autoestima.

Meu casamento.

Autocritica tem minado sua alegria.

Autoconhecimento.

 

Conheça nosso curso de saúde mental:

Independência Emocional

Psicóloga em Mogi Mirim que atua para te ajudar a melhorar sua saúde mental, autoestima e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *