Como amadurecer e melhorar sua saúde mental? psicologia mogi mirim

Você quer amadurecer e parar de sofrer com as mesmas coisas?

Imagino que você já tenha ficado angustiado e triste por perceber que todo mundo evolui e você continua no mesmo lugar e que algumas coisas parecem não andar.

Neurocientistas afirmam que durante o amadurecimento, nos ocorrem mudanças significativas em áreas que controlam as emoções e funções cognitivas, dessa forma podemos parar de agir impulsivamente como adolescentes.

O que, para mim, é ser maduro?

Penso que a maturidade emocional se caracteriza pelo atingimento de um estado evolutivo no qual nos tornamos mais competentes para lidar com as dificuldades da vida e ao mesmo tempo dar conta sozinho da vida, o que seria mais próximo da autonomia que podemos chegar. É saber quando pedir ajuda, já que essa pessoa se tornou capaz de saber e lidar com suas limitações. Além disso acredito que não existe uma autonomia total. Brinco que você não precisa pescar o peixe, limpar, cozinhar e comer, alguém pode te ajudar em alguma dessas tarefas já que você realiza e precisa de muitas, além destas.

Como amadurecer e melhorar sua saúde mental? psicologia mogi mirim
A maturidade emocional para muitos autores atualmente se chama inteligência emocional (I.E.), que é a competência para se relacionar, a habilidade para evitar conflitos desnecessários, e até mesmo tentar harmonizar interesses e agir sempre em prol da construção de um clima positivo e agradável nos ambientes que frequenta.

O processo de amadurecimento é uma forma que a vida tem de lhe ensinar a ser adulto, com as coisas mais simples e difíceis de entender. É um processo que gera oportunidades diversas, momentos a serem aproveitados ao máximo, dores, frustrações e conflitos intensos. No entanto é um processo de construção, através da desconstrução de estruturas já antiquadas e que não estão funcionando tão bem, dessa forma, pra mim não existe uma data para que ele acabe ou comece pois é intenso e eterno.

1- Ser responsável

Assumir a responsabilidade pressupõe pensar sobre, e ter uma ação concreta. Então eu deveria ser responsável pela minha alimentação, preciso pensar sobre isso e decidir como agir, cozinhar mais ou comprar mais comida saudável.

Vou começar de algo não psicológico e em seguida se aprofundar mais. Já que estamos falando em aumentar a sua autonomia, imagino que você não precise pedir ajuda ou pagar alguém para fazer todas as atividades do seu dia a dia e da sua rotina. Partindo do básico, você precisa saber cozinhar, limpar uma casa, pagar suas contas, lidar com o funeral de um ente querido. Se cuidar, não precisa ser mestre cuca mas saber se virar sozinho com o básico. Imagino que você está me dizendo que pagará alguém ou algum tipo de serviço, mas não podemos desconsiderar a hipótese de não ter dinheiro, mesmo uma faxineira, ela pode tirar férias ou ficar doente, até mesmo para dar ordens é necessário sabedoria. Penso na casa como uma comunidade, todos comem, sujam, usam roupas. As atividades são inúmeras e precisam ser feitas, por isso é obrigação de todos.

Como amadurecer e melhorar sua saúde mental? psicologia mogi mirim

Quando falo do cuidado com o corpo, me parece algo extremamente básico mas que na infância era delegado aos nossos pais e eu sei que nessa transição é muito comum falhar nesse quesito. Você precisa se preocupar com seu corpo, marcar um médico, fazer exames, tomar remédio, não só o clínico geral ou cardiologista todos eles, oftalmo, endócrino, ginecologista, urologista, dermato tudo que você possa precisar. Porque ignorar sua saúde é uma característica bem imatura e de alguém mimado.

Mas por que eu falo de morte? Pois ela acontece em um momento crítico e já muito difícil. Além disso, é um assunto que ninguém conversa mas que todos precisam saber lidar, saber como realizar todos os procedimentos necessários e ao gosto daquelas pessoas que o veem como responsável.

Ser responsável também pelos seus sentimentos, se você está sempre estressado, sendo magoado por alguém, se está muito ansioso ou deprimido. Você não é vítima da vida, você é responsável por ela, por pensar e ter atitudes para melhorar a sua vida.  O que você está fazendo para melhorar?

Agora vamos nos aprofundar no assunto

2- Ter a capacidade de lidar com momentos e frustração!

É preciso aceitar a realidade e que todas as pessoas do planeta vivem dias difíceis. Existem inúmeros momentos ruins na vida: frustrações, brigas, mortes, acidentes, assassinatos, desaparecimentos, desmoronamentos, assaltos, términos e até ser demitido. Normalmente não são acontecimentos que estamos preparados para lidar.

São momentos tão críticos que é possível perder o controle, querer que seu ponto de vista ou desejo seja realizado a todo custo ou até mesmo negar que o problema exista. É comum não conseguir se acolher e poder voltar a pensar sobre o que poderia ter feito.

A frustração por exemplo é sentir que aquilo que você esperava ou fantasiava não é possível. Só podemos chegar ao meio termo ou a uma resolução se você perceber que pode ter aquilo resolvido de outra forma. Queria muito comer um hambúrguer tal mas posso comer de outro restaurante se aquele está fechado. Gostaria de ver meu namorado, não posso mas posso ver um filme que alegraria o meu dia… É ter a capacidade de não travar e continuar a ter acesso à sua parte criativa.

Pessoas maduras também se aborrecem com as frustrações, mas não “descarregam” sua raiva sobre terceiros que nada tem a ver com o que lhe ocorreu, não perdem o controle ou esperneiam. Freud dizia que a maturidade se caracterizava pela substituição da raiva pela tristeza, com toda razão, já que esse é um processo de aceitação e acolhimento.

Ou seja, amadurecer é ser feliz sabendo que nem tudo é perfeito, que momentos ruins vão acontecer e que é necessário saber lidar com eles para ter uma vida melhor.

Falo em uma saúde mental de qualidade, como sendo o encontro do equilíbrio entre o mundo das emoções e as exigências externas. Acima de tudo, percebo como sendo a capacidade interna de lidar com sentimentos e pensamentos, conseguindo assim ter uma tranquilidade mental.

Como amadurecer e melhorar sua saúde mental? psicologia mogi mirim

3- Ter a postura crítica perante o conflito

Significa agir com cautela e começar a pensar mais, antes de agir e considerar as consequências e possibilidades para a tomada de decisão. Já dizia o famoso ditado: “a pressa é inimiga da perfeição” ou “o apressado come cru”. São exemplos de comportamentos impulsivos e de um adolescente ansioso que não tem a habilidade para encontrar o equilíbrio entre agir sem pensar e pensar demais.

Parece que é contraditório mas não é, acreditar em quem você é e ser confiante não tira a sua sensibilidade de olhar em volta e ver as outras opções. É de enorme coragem dialogar com as diferenças e poder ser capaz de compreendê-las sem precisar se tornar outra pessoa. Dessa forma você se tornará flexível mas não mole, se tornará firme mas não cabeça dura. Ninguém terá o direito de tirar coisas de você mas em alguns momentos você poderá ceder de bom grado.

Mesmo quando alguém superior falar, você conseguirá se posicionar firmemente com respeito, entendendo o papel de todos, mas entendendo o que você merece, o porquê você tem essa opinião, de onde você tirou suas informações, e por causa de todas as convicções, elas merecem ser ouvidas e respeitadas.

Vai parar de achar que as coisas são pessoais e sempre acontecem com você. O foco deixa de ser você e passa a estar no problema, sem perseguição, sem fantasias, só os dados reais. O amadurecimento permite saber diferenciar o que é pessoal daquilo que não é, e a grande maioria com certeza não é. Esse discernimento irá te ajudar a lidar com muito mais naturalidade perante as mais diferentes situações e evitará muitas chateações desnecessárias.

Ser firme no sentido de acreditar que sua opinião é coerente com suas atitudes e pensamentos, é ser flexível com o outro e entender que ele pode não ter acesso às mesmas informações que você. Dessa forma é possível criar uma conversa produtiva que se somam os pontos de vistas com o único intuito de resolver o problema.

Em um relacionamento por exemplo, se está se sentindo magoado por uma atitude do parceiro, você não pode deixar de estar magoado porque a pessoa não concorda, ou não vê essa atitude como você. É preciso que o que causou a mágoa seja resolvido. Mesmo que as duas pessoas tenham que ceder, por exemplo, se o problema era a sogra, ele continua a visitá-la e pare de compartilhar assuntos privados do casal com ela. É uma vitória para os dois lados.

Mas para que isso aconteça, você não pode chegar com uma solução pronta e querer que ela seja a última palavra, isso exclui o outro participante. Por isso é necessário estimular sua habilidade de escutar e juntos pensarem na maior quantidade de possibilidades para a resolução.  O que demonstra a capacidade de ser criativo e que a saúde mental está preservada.

4- Perceba suas qualidades para amadurecer.

O que você tem de bom? Quais suas qualidades? O que você já viveu? Quais conflitos já superou? Que elogios já recebeu?

Ao amadurecer e se tornar confiante em relação a si, fica mais difícil se magoar quando alguém tentar te desestabilizar, fazer críticas negativas sem propósito, tentar te destruir, subjugar ou inferiorizar.

Saber das suas qualidades te ajuda a construir sua autoestima elevada, e assim se sentir confiante e adequado, você passa a desenvolver a convicção de que você é competente e merecedor da felicidade ou do sucesso. O que com certeza muda toda a sua vida para melhor.

Quando você não percebe por si só suas qualidades, você sabota momentos alegres e a sua vida. Aceita que merece pouco da vida, aceita um cargo ou salário menor, deixa de inovar com a certeza de que irá dar errado. Aceita ser maltratado num relacionamento, aceita ser inferiorizado pois é o lugar que merece.

Dessa forma você desenvolve a habilidade mais importante, a de dizer NÃO! Ao perceber seu valor, não existe mais nenhuma justificativa para ter a necessidade de agradar a todos.

5- Pedir ajuda quando necessário

Não dá pra fazer tudo: plantar, caçar, cozinhar, ter a ideia inicial de uma empresa, desenvolver o produto e vender, tudo isso ao mesmo tempo, como dito anteriormente no texto, mas é a pura verdade.

Existe um provérbio que diz: precisamos de uma aldeia inteira para criar uma criança, creio que isso nunca muda, vamos precisar sempre de muitas pessoas na sua e na nossa vida, mesmo aquelas que você nem percebe. O lixeiro, o cozinheiro, o administrador de empresas, o mecânico do seu carro… Podemos saber de muitas coisas, mas o dia só tem 24 horas e você nunca será autossuficiente.

Eu vejo esse erro sendo muito cometido por mães e empresários, mas todos nós cometemos, por não querer se sentir frágil ou fraco, não querer incomodar ou dar trabalho, por achar que consegue fazer melhor do que ninguém e se achar insubstituível. São inúmeras as razões mas quanto mais eu escrevo mais tolo parece não pedir ajuda, você percebe isso também?

Enfim, que bom que existem pessoas que podem te ajudar, pois você não vive em uma ilha deserta, você pode até começar a praticar essa arte e pedir ajuda na sua casa, no seu trabalho, para seus amigos, e para os profissionais especializados.

Saber pedir auxílio no momento certo é amadurecer, mesmo quando você poderia dar conta de tudo, mas prefere escolher sua sanidade mental ou uma boa noite de sono, essa é a melhor escolha. Sua tranquilidade é mais importante que seu ego, ou qualquer justificativa que você possa me dar.

6- Entrar em contato com realidade

Quais são os fatos? Os dados? O que está acontecendo? O que você está de fato vivendo?

Nossa mente não pára um segundo, e fica tentando preencher lacunas que não temos a informação na realidade, o que vai acontecer no futuro, o que aquela pessoa pensa de mim, o que a outra pessoa vai fazer em seguida. São fantasias que vão por todos os lados, mas para ter uma saúde mental em dia você precisa ao menos manter suas fantasias.

Apesar de ser divertido inventar coisas fantásticas, como cenários com seus atores de televisão ou filmes favoritos, ou as coisas que você quer que aconteça, como uma promoção ou encontro romântico com quem você gosta, é necessário colocar os pés no chão. Pois quanto mais distante da realidade você fica, mais sua vida ficará comprometida.

Para que sua mente não seja engolida por fantasias e alimentada somente com imaginação, tente se lembrar e se firmar na realidade, se questione sobre seus pensamentos e pergunte a outras pessoas sobre eles também. Será que faz sentido o que estou pensando? De onde eu tirei isso? Será que todos entenderam o mesmo que eu? Quais são os dados? O que objetivamente significa? O que eu tenho de concreto?

Viver fora da realidade, ao contrário de pessoas que acreditam que seria maravilhoso e sem problemas, é um universo maluco e assustador, afinal somos muito criativos com os piores cenários possíveis. Além de que essa percepção é critério diagnóstico de psicopatologias bem graves. Quando você conseguir lidar com tranquilidade, e não com frustração a cada novo choque de realidade, você conseguirá resolver de forma muito mais fácil seus conflitos e terá amadurecido.

7- Reconhecer os sentimentos

Só de conseguir ouvir o seus sentimentos já ajudará você a se acalmar, e começará a entender os pensamentos que aparecem na sua mente junto com esses sentimentos, e tomar melhores decisões. Quando você sabe o que está sentindo, se é angústia ou ansiedade, tristeza ou medo, irá conseguir se conectar consigo mesmo.

Eu entendo que você pode ter medo de se olhar profundamente e descobrir coisas obscuras. Por existir um tabu gigantesco entre as pessoas normais e as ditas insanas, é desesperador começar a questionar seus próprios pensamentos, se ocupar com eles.

Existe o sentimento que, quando aparece, você percebe na hora, está acostumado com ele, e o nomeia com clareza. Outros são mais difíceis de identificar e ficam a atormentar você sem uma pista do que você realmente sente, você sente algo corporal, um desconforto, um nó na garganta que não sabe dizer em qual sentimento se enquadra. E como vai administrar seus sentimentos se nem sabe o que sente?

A frase “eu não sei o que estou sentindo” é muito comum em pessoas que não pensam sobre os próprios sentimentos, ou que não tiveram pais que se preocuparam em ajudá-los a nomear e a lidar com seus sentimentos. Para mudar isso, comece a refletir sobre o momento atual da sua vida, tentando compreender quais sentimentos são mais prováveis de surgir nestas situações.

8- Se afaste de pessoas negativas – não permita ser mal tratado

Sem dúvidas, para vivermos relacionamentos saudáveis, é necessário prestar atenção em como elegemos as pessoas que são próximas a nós. Pois uma vida tranquila pressupõe decidir estar ao lado de pessoas positivas, que acrescentem algo significativamente bom em nossas vidas, tragam felicidade, que desejam o bem e torçam por você, e não mais problemas do que já temos.

Por exemplo, quando se quer realizar um sonho, é preciso estar junto de alguém que almeja realizá-lo ou já tenha realizado antes, esse sim pode erguer você, te dar ótimas ideias. Agora, quando se está na presença de pessoas frustradas com o próprio fracasso, elas vão deixar claro mais impedimentos para suas futuras conquistas, dizendo que não vai dar nada certo.

Não estou dizendo para não encarar mais ninguém, mas entender o lugar que essa pessoa vai ocupar de importância na sua vida, como também compreender o que significam os comentários desta pessoa. Tente observar os indivíduos que estão ao seu redor, claro que muitos deles serão difíceis de distanciar, mas, o que eles acrescentam a você? O que eles esperam da vida? O que pensam? Estão coerentes com seus próprios desejos? O que te agregam.

Quando você perceber que as pessoas tem um genuíno carinho por você e torcem para que você seja feliz, encontre alguém legal, tenha sucesso, deixe que ela te conheça, fale mais de você, prolongue os assuntos, seja mais profundo, assim você terá menos pessoas mas elas serão muito importantes para você.

 

Continue lendo:

Autoconhecimento

Efeito autoestima.

Zona de conforto

 

Conheça nosso curso de saúde mental:

Independência Emocional

Psicóloga em Mogi Mirim que atua para te ajudar a melhorar sua saúde mental, autoestima e qualidade de vida.

Um comentário em “Como amadurecer e ter saúde mental?”

  • Olá Camila,
    Comecei amadurecer tardiamente, fico triste com minha ignorância e imaturidade.
    Sinto precisar de uma ajuda profissional para me libertar.
    Artigos como este me ajudam muito.
    Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *