PESSOAS TOXICAS - AFASTE-SE. psicologia mogi mirim

Você convive com pessoas tóxicas? Andam dizendo por aí que você é a média entre as 5 pessoas com que você mais convive. Eu não sei se essa afirmação é verdade ou se é científica, mas o que posso afirmar é que realmente essas pessoas são as que mais te influenciam para ser positivo, acreditar nos seus sonhos e ser um empresário de muito sucesso. Ou para ser alguém pessimista que só fala mal dos outros, quando ao seu lado existem pessoas tóxicas.

Todo os dias eu recebo pessoas que tem problemas e estresse causados por pessoas que elas não precisam ouvir e lidar. É simples, você precisa saber identificar seus verdadeiros amigos, pessoas para se afastar, pessoas que fazem bem e que são tóxicas. Você sabe definir isso?

Quando definido, vai ser muito mais fácil chegar aos seus objetivos de vida e ter uma vida muito mais leve e tranquila. Você cresce e vai fazendo amigos, aprende que quanto mais amigos, melhor. Isso significa que você é muito legal e incrível, família unida, foto de ceia de natal e de aniversário lotado. É isso que você quer conquistar.

PESSOAS TOXICAS - AFASTE-SE. psicologia mogi mirim

Mas manter relações não é só ter um número anotado na sua agenda, é preciso conversar, interagir, ajudar… ser ajudado é um grande gasto de energia. Pode parecer estranho mas você tem escolhido ficar próximo de pessoas tóxicas daquele tio chato, daquela amiga invejosa, do amigo que só dá trabalho.

Procura sistematicamente algumas características nas pessoas que você quer ter por perto. Por isso, é comum ouvirmos relatos pessoais que dizem: “eu tenho dedo podre para escolher namorados (as)” ou, “nossa todos meus amigos são assim, ah não tem jeito minha família é toda assim não vai mudar”.

Sem dúvidas, para vivermos relacionamentos saudáveis, é necessário prestar atenção em como elegemos as pessoas que são próximas de nós. Pois, uma vida tranquila pressupõe em decidir estar ao lado de pessoas positivas, que acrescentem algo significativamente bom em nossas vidas, que tragam felicidade, que desejam o bem e torçam por você, e não mais problemas do que já tem.

Por exemplo, quando se quer realizar um sonho, é preciso estar junto de alguém que almeja realizá-lo ou já tenha realizado antes, que torce por isso, esse sim pode erguer você, te dar ótimas ideias. Agora, quando se está na presença de pessoas tóxicas e frustradas com o próprio fracasso, elas vão deixar claro mais impedimentos para suas futuras conquistas, dizendo que não vai dar nada certo, não pode dar, Isso mostraria o quanto elas não conseguiram.

Tente observar os indivíduos que estão ao seu redor, claro que muitos deles serão difíceis de distanciar, mas, o que eles acrescentam a você? O que eles esperam da vida? O que pensam? Estão coerentes com seus próprios desejos? O que te agregam? Como você se sente depois de conversar com eles? O que eles dizem sobre seus sonhos?

Não estou dizendo para não olhar na cara de mais ninguém, mas entender o lugar que essa pessoa vai ocupar de importância na sua vida. Será que faz sentido ser tão próximo dessa pessoa?

Podem ser pessoas ótimas de um coração maravilhoso mas que mesmo sem querer te façam mal, são tóxicas, destilando rancor, te considera inadequado, conta boatos, fofocas, oferece conselhos imbuídos de distorções e mentiras, é passivo-agressivo, disfarça com carinho pequenas agressões, desacredita seus sonhos, te critica.

1- Que só falam da vida dos outros

Pois, são essas pessoas que não tem nada de bom para acrescentar em sua vida, já que o pensar sobre o outro em sua maioria é para reforçar características e ações, que ele tomou que não agradou a essa determinada pessoa.

Ainda de quebra te reforça a sensação de que as pessoas pensam muito sobre você e coisas ruins. E que desta forma, deveria se esforçar ao máximo para que isso não acontecesse, já que sabe como é violento esse falar do outro. No entanto, é impossível agradar a todos, ainda mais essas pessoas que caçam o que ter para falar ma.

2- Destilam rancor, fazem boatos e distorções

Esse é um tipo excepcionalmente difícil, porque diferente do anterior, é um falar de todos e de coisas que não são verdade pela simples necessidade de agredir e de rebaixar as pessoas.  É com uma violência e raiva muito maior, é realmente alguém muito infeliz e maldoso.

É uma conversa que te deixa pensando, confuso, e causa uma sensação de precisar passar a fofoca adiante com viés de confirmação ou de tão absurda que ela é, deixando a história cada vez pior.

PESSOAS TOXICAS - AFASTE-SE. psicologia mogi mirim

3- Dão conselhos esquisitos

Essas normalmente são parentes afetuosos e que mascaram estes conselhos com amor. São pessoas que te orientam a fazer coisas esquisitas, que você não sabe se faz tanto sentido, mas como essa pessoa em geral é mais velha você acredita, te dizem para responder a sogra, para falar mal da amiga, jogam lenha na fogueira, te dizem para pedir demissão.

4- Desacreditam nos  seus sonhos

Esse é o mais perigoso. Existe um ditado famoso que diz que se você está sendo chamado de louco é porque esta é uma boa ideia, porque grandes invenções foram exatamente vistas desta forma.

Mas este tipo de pessoa invejosa, quer que você continue com a situação difícil como a dela, e não quer que você se dê muito bem, mais não pode dizer claramente então fala que seu plano é muito arriscado, que é impossível, que você nunca será capaz, ainda mais vindo de onde veio, que é maluquice, que ninguém nunca conseguiu, que não pode ser fácil.

5- Disfarçam com amor pequenas agressões

Todos as pessoas anteriores também utilizam o amor como um eufemismo para seus ataques mas esta é mais confuso ainda, é o famoso exemplo do namorado abusivo que te ama tanto e ainda bem, afinal você ficaria sozinha se não fosse por ele. Ou da mãe que acredita que você deve tudo a ela, que fez tudo por você e você é mal agradecido. São elogios, frases de amor, que terminam ou começam acabando com você. Você é uma ótima psicóloga, mas nessa cidade sem chances. Esse relacionamento é lindo mesmo, ele te trata super bem, mas não vai dar certo você sabe né?

6- Fazem críticas desmedidas

Essa é aquela mãe ou melhor amiga (o) que te detona o tempo todo, não importa o que você faça, o quanto você se esforce, nada nunca está bom, você nunca será capaz de ser suficientemente bom. A roupa está boa, mas o cabelo está ruim, fez almoço, mas a cama está desarrumada, foi bem na escola, não fez mais que sua obrigação. Não é tão bom quanto o filho da vizinha, deixou faltar alguma coisa, poderia fazer mais, poderia se esforçar mais.

7- Te tratam mal

Te ofende, te criticam, dão coices, fingem que você não existe. Estar perto de quem te trata mal não tem nenhum sentido nem propósito, pra mim é uma conta simples e básica: tratou mal, tchau. Não importa se é parente, mãe, pai, namorado, marido, mesmo que essa pessoa te ame ou quera o seu bem e deseje o melhor para sua vida, se ela for uma pessoa tóxica não tem o porquê você aceitar que te trate mal.

8- Invadem seu espaço

Esse é muito comum, aqueles que querem tudo para eles, usam suas coisas, roupa, material escolar, celular, dinheiro, carro, querem tudo e nem sempre devolvem. Entram na sua casa como se fosse o próprio quintal, não pedem nada, afinal tem certeza que podem fazer o que quiserem com as suas coisas.

9- Pessimistas, queixosas e fracassadas

Muitas vezes verificamos que pessoas tóxicas na verdade estão feridas. São aquelas de mal com a vida, seu plano deu errado, no trabalho, amoroso ou familiar e não importa que você está falando elas estão dizendo disso e reclamando, acreditam que o Brasil é o pior país do mundo e nada aqui nunca dará certo, o bairro a cidade, tudo é super ruim.

Não podem deixar que nada na sua vida dê certo e mais do que isso, goram a vida de qualquer pessoa e desconfiam de quem está bem. Deve estar envolvido com coisa errada, droga certeza. Afinal eles não podem ser os únicos fracassados sendo pessoas tão incríveis.

10- Pessoas que querem controlar a sua vida

Chegamos a pessoas que realmente são egocêntricas, aquelas que são o centro do mundo, quase deuses, que você deveria referenciar, pedir autorização, ajudar, clamar, agradecer, fazer tudo para agradar.

Pior que isso, são pessoas que acreditam que sabem o melhor para sua vida e que você deveria obedecer, pode ser um namorado que sabe o trabalho, ou a roupa que você deveria ter, a amiga que não quer que você se distancie, ou a sua mãe que quer te manter colada na barra da saia dela, porque ela própria desmoronaria sem esse apoio.

11- Pessoas mentirosas

Este tópico parece o mesmo do 2 mas não é, pessoas mentirosas e tóxicas, mentem por qualquer motivo, não só para causar mal a alguém, mas por ser um hábito. Mentem sobre a comida, onde foram, sua vida, a vida de outros. O problema é que você se torna alguém muito perdido e confuso não sabe em quem confiar e como fazer sua vida seguir. As coisas começam a se mostrar contrárias e você fica sem saber o que fazer, sem colocar os seus pensamentos em ordem, o dia a dia fica muito difícil.

E não tem essa de mentira leve, bobinha. Por que alguém adulto mentiria pra você a toa? Não caia nessa história, tudo na vida de um adulto tem propósito e um porquê de ser feito, ninguém fica desperdiçando energia à toa.

12- Manipuladoras

Porque você se tornará um peão na mão dessa pessoa e te colocará onde ela se beneficiará mais. Esse é o tipo de pessoa que realmente, de todas, a que menos se importa com você porque só precisa de alguém para manipular e conseguir as vantagens que ela quer, seja uma vaga na garagem, um cargo melhor, o almoço ou filme que ela quer, você sairá perdendo dessa relação com toda certeza.

A pessoa tóxica é aquela que consideramos por anos próxima a nós, mas que nos faz sentir depois de cada conversa, um pouco pesados. É Imprescindível reconhecer o que não é aceitável para você. Dizer “não”, assertivamente, desde os primeiros minutos de diálogo e em todos os momentos que achar conveniente. Pois, recusar um pedido ou mesmo impor limites, embora seja uma missão árdua para a maioria das pessoas, é a resposta justa para se proteger e colocar as barreiras nas circunstâncias consideradas mais adequadas.

Quando você perceber que as pessoas tem um genuíno carinho por você, e torcem para que você seja feliz, que encontre alguém legal e tenha sucesso, deixe que ela te conheça, fale mais de você prolongue os assuntos. Seja mais profundo, assim você terá menos pessoas mas elas serão muito importantes para você.

Continue Lendo e pensando sobre pessoas tóxicas:

Autocritica

Autoconhecimento

Famílias disfuncionais.

Sua historia é mais importante do que você imagina.

 

Conheça nosso curso de saúde mental:

Independência Emocional

Psicóloga em Mogi Mirim que atua para te ajudar a melhorar sua saúde mental, autoestima e qualidade de vida.