O fracasso acontece de tempos em tempos e até o tempo todo, já com o sucesso bem diferente. Mas isso não significa que sabemos lidar com isso. Muitas vezes sentimos que o erro e a critica dizem de alguma forma sobre a nossa essência, seriamos péssimo profissionais.
Claro, temos a expectativa de que tudo de certo que o sucesso estará logo ali depois daquele contrato ou pelo menos deveria estar. Cada um de nós tem uma capacidade de aguentar que as coisas deem errado, a raiva decorrente pode estar direcionada ao problema, a outras pessoas e a si próprio. Pode nos paralisar, estressar, pode nos incentivar a inventar um outro caminho.
Qual a diferença entre nós e grandes inovadores? Você pode me dizer que é a sorte, mas só a ler a bibliografia de algum deles e verá um enorme esforço, disciplina e coragem para errar e mesmo assim persistir quando muitos dizem que existe um caminho mais tranquilo. Claro, é muito complicado se manter acreditando quando a realidade te mostra muitos obstáculos, ainda mais em um mundo tão imediatista, em que é impensável demorar um dia para responder um e-mail. Como esperar meses pelo sucesso?
Fracassar é um pensamento muito determinista, é além do que uma tentativa não ter dado certo ou um tempo desperdiçado.
Fala de uma inabilidade, ignorância, de ser uma pessoa horrível, que não mereceu, sem sorte, que nunca conseguirá o sucesso, que deveria se mudar por completo. Sentimos medo de realizar algo diferente, da cobrança de ter sucesso, do fracasso, julgamento, de não dar conta e sentir dificuldade. Dessa forma a vontade de realizar é sufocada, na espera que esses temores sumam, mas podemos esperar? O que falta para você agir? Temos crenças inconscientes, bloqueios que precisam ser reconhecidos e trabalhados. Assim poderemos investir uma força maior no planejamento e no sonho, identificar as dificuldades e alterar as práticas.
Continue lendo: