Todos nós sentimos os danos causados pela inveja e somos invejados!
Que mal há nisso?
Desejamos ter aquele carro, aquela casa, um namorado como aquele, fazer uma viagem inesquecível, ser mais legais, aceitos, bonitos.
No entanto, a inveja não é só esse desejo de ter o que é do outro ou ser o outro. É, também, uma necessidade de anular o que o outro tem de bom, para que assim, o sentimento de vazio decorrente da falta não seja sentido. A inveja mostra uma parte sensível de todos nós, a posição de não termos a qualidade ou bem material que gostaríamos. Ao nos defrontarmos com isso em outra pessoa, nos sentimos diminuídos.
O que pode fazer que nos esforcemos ainda mais para conseguirmos aquele objetivo. Mas muitas vezes julgamos que o outro não é merecedor, a partir de um critério unilateral e baseado em nossos próprios valores. Assim podem surgir comportamentos hostis de destruir o objeto de desejo para não ter que se sentir assim.
Ser invejado, muitas vezes, parece arrogância, mas não é verdade.
Podemos julgar que aquela qualidade não é tão significativa ou que aquela compra nem é uma conquista. Isso é notável com frequência em ambientes de trabalho, no qual, ter aparentemente mais atenção do chefe ou chegar um dia mais arrumado já é motivo para um olhar invejoso.
Mas é impossível saber como afetamos as pessoas ao nosso redor, para conseguir evitá-los e não devemos minimizar nossas conquistas e qualidades na tentativa de não atrair olhares.
No entanto, vivemos na ilusão de que é possível agradar a todos, esperamos a aprovação de pensamentos e até sentimentos, não queremos ser julgados como inferiores, sentir que incomodamos ou até irritamos o outro. Contudo, é inverossímil contentar a todos e quanto menor a confiança em si mesmo, maior é a influência que essas opiniões vão exercer na sua vida, pela insegurança e medo de reprovação.
As pessoas sempre vão falar e pensar coisas sobre você.
A inveja pode causar danos. Se você está se relacionando com pessoas assim, vale lembrar que é você quem está melhor do que elas. O melhor caminho pode ser se afastar. Mas se é você que está sentindo tente se focar mais nos próximos passos até conseguir conquistar.
Continua lendo: